Única biblioteca de Arte Equestre nacional tem agora o seu catálogo disponível online
- Única biblioteca de Arte Equestre aberta ao público
- 1.400 títulos impressos e manuscritos
- Cerca de 200 gravuras e estampas originais
- Coleção inclui exemplares raros
Sintra, 28 de novembro de 2017 – A Parques de Sintra disponibiliza, a partir de agora, e com acesso livre, o catálogo online da Biblioteca de Arte Equestre D. Diogo de Bragança, 8º Marquês de Marialva, a única biblioteca nacional dedicada exclusivamente à Arte Equestre, instaladano Palácio Nacional de Queluz, aberta ao público e inserida no circuito de visita.
O lançamento assinala o mês de aniversário do nascimento de D. Diogo de Bragança (1930-2012) homenageando o distinto cavaleiro e estudioso da arte equestre. Este foi o digno sucessor do 6º Marquês de Marialva, Estribeiro-Mor do rei D. José e seu antepassado, conhecido pelo seu papel decisivo no aperfeiçoamento da Picaria Real e da arte equestre em Portugal na segunda metade do século XVIII. Equitador exímio, D. Diogo reuniu ao longo da sua vida um vasto espólio dedicado à Arte Equestre, Tauromaquia e Caça, sendo também autor de várias obras de grande mérito, que lhe granjearam reconhecimento nacional e internacional.
A Parques de Sintra, gestora da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) sediada em Queluz, adquiriu esta coleção com o objetivo de a associar à EPAE e ao estudo da Arte Equestre.
Inaugurada em 2015, a Biblioteca de Arte Equestre é constituída por 1.400 títulos (cerca de 2.000 exemplares, alguns dos quais bastante raros, incluindo obras impressas e manuscritas, do século XVI ao século XX, e cerca de 200 gravuras e estampas originais.
O espólio da Biblioteca foi alvo de uma campanha de conservação e restauro, dando-se em simultâneo início ao tratamento documental, segundo as normas portuguesas e internacionais de descrição bibliográfica. Procedeu-se à classificação do acervo, com a elaboração de uma tabela classificativa de temas relacionados com a Arte Equestre, por forma a poder dividir o conjunto da documentação em várias temáticas; a catalogação e a indexação da biblioteca foram elaboradas com recurso a um programa de gestão biblioteconómica, essencial para a devida recuperação da informação e a cotação e acesso em estante de todos os exemplares.
O catálogo online, agora disponível a partir da página da Parques de Sintra ou diretamente emhttp://bibliotecaarteequestre.parquesdesintra.pt, apresenta-se como uma ferramenta de pesquisa que permite que o conhecimento e o acesso à coleção seja mais eficiente, alargando o universo de utentes constituído por investigadores, estudiosos e curiosos da arte equestre.
A Biblioteca de Arte Equestre, única especializada nesta temática e de referência nacional e internacional, preserva e divulga assim o precioso legado cultural de D. Diogo de Bragança, que se pretende continuar a enriquecer através de aquisições, doações e legados.
Vídeo da Biblioteca de Arte Equestre: https://youtu.be/eYJDGIa9OeQ
Informações úteis:
- Horário: 9h30 às 13h / 14h às 17h (de 2ª a 6ª feira; encerra nos feriados)
- Tarifários investigadores e académicos: gratuito mediante marcação prévia através do email sandra.oliveira@parquesdesintra.pt
- Tarifários visitantes: bilhete para o Palácio Nacional de Queluz
Sem comentários:
Enviar um comentário