5 Cientistas, 5 Algas, 5 Pratos
Porque a gastronomia vai, cada vez mais, muito além da (boa) comida, esta é uma experiência global que une conhecimento, expertise e sabores únicos. Gastronomia é cultura. E ciência.
Para inaugurar a sua World Tour – que irá decorrer ao longo de 2018 sob o tema Mar – o Go Foodies associa-se à APPAQUA (Associação de Promoção dos Produtos da Aquicultura e Pescas dos Açores) para criar uma primeira experiência, a realizar no dia 18 de Dezembro, em Ponta Delgada, Açores, composta por dois momentos distintos e complementares.
O primeiro será a observação, identificação e apanha de algas numa praia da ilha de São Miguel sob a coordenação de cinco cientistas especialistas da área: Ana Neto da Universidade dos Açores, Isabel Sousa Pinto da Universidade do Porto, Leonel Pereira da Universidade de Coimbra, Ricardo Melo da Universidade de Lisboa e Rui Santos da Universidade de Faro.
Seguir-se-á, mais tarde, o jantar degustação. O restaurante Jardim do Azoris Royal Garden Leisure & Conference Hotel, em Ponta Delgada, será o palco de uma experiência gastronómica criada por Nuno Nobre (consultor na Nuno Nobre Consultoria e mentor do Go Foodies), Michael Ross (chef do Azoris Royal Garden) e Pedro Oliveira (chef da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, outro parceiro de destaque nos eventos Go Foodies).
O menu – inovador no seu conceito – incluirá 5 pratos, cada um protagonizado por uma alga diferente, acompanhada por outros produtos locais açoreanos de reconhecida qualidade, como peixe ou marisco. E porque um jantar não está completo sem um pairing de vinhos à altura – que, neste caso, terá de sublinhar a salinidade dos ingredientes, entre outros fatores – a harmonização será feita com vinhos da Companhia Agrícola do Sanguinhal.
Uma iniciativa que une os vários elementos que fazem com que um jantar seja mais que uma mera refeição ao aproximar a gastronomia da ciência e daquilo que torna especial e única uma determinada região. A Go Foodies World Tour começa nos Açores ainda em Dezembro. No decorrer de 2018 os mares do mundo esperam-na.
Sem comentários:
Enviar um comentário