16, 17 e 18 de Março de 2018
Uma porta para novos mundos literários!
A INDIEROR tem o orgulho de apresentar a peça de teatro “Os Livros Que Devoraram o Meu Pai”, um trabalho desenvolvido entre a associação e o escritor Afonso Cruz.
O espetáculo é uma adaptação do livro homónimo de Afonso Cruz, que retrata a aventura mágica de Elias Bonfim na procura do seu pai Vivaldo. A peça de teatro, à semelhança do livro, aborda distintas temáticas – como bullying, o primeiro amor, a consciência entre o bem e o mal, entre outras –, ao mesmo tempo que são apresentadas inúmeras personagens dos clássicos da literatura que, de alguma forma, contribuem para a personalidade do protagonista.
“Os Livros que Devoraram o Meu Pai” é uma obra incluída na lista de leitura autónoma do Plano Nacional de Leitura de 2017 e vencedora do Prémio Literário Maria Rosa Colaço (2009).
É de destacar o cariz formativo e educativo do espetáculo, havendo sempre um convite à aprendizagem de uma nova palavra, figura de estilo ou expressão.
A produção teatral é flaviense, com atores, encenação e equipa técnica natural de Chaves.
A essência do livro mantém-se e Elias Bonfim continua a ser a figura central de todo o enredo. O desafio passou, acima de tudo, por transmitir para o público a fluidez entre os distintos universos e meios que o livro nos faz sentir.
Com uma cenografia nunca antes vista numa produção flaviense, uma forte utilização dos recursos multimédia e do video mapping, banda sonora original e equipa de caracterização e maquilhagem de reconhecimento nacional, o palco rapidamente se transforma, facilitando a viagem entre os distintos tempos e memórias.
Sobre o autor:
Afonso Cruz escreve e, além de ilustrador, realiza filmes de animação – às vezes de publicidade, às vezes de autor –, toca e compõe para a banda de blues/roots “The Soaked Lamb”. Produz a sua própria cerveja e usa chapéu.
Já conquistou vários prémios: Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco (2010), Prémio Literário Maria Rosa Colaço (2009), Prémio da União Europeia para a Literatura (2012,) Prémio Autores 2011 SPA/RTP; Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People, Prémio Ler/Booktailors – Melhor Ilustração Original, Melhor Livro do Ano da Time Out 2012. Foi finalista dos prémios Fernando Namora e Grande Prémio de Romance e Novela APE. Conquistou o Prémio Autores para Melhor Ficção Narrativa, atribuído pela SPA em 2014.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário