quinta-feira, 17 de maio de 2018

Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2018 atribuído ao Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz



Bruxelas / Haia, 15 de maio de 2018 – Os vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2018, o mais importante prémio europeu no domínio do património, foram hoje anunciados pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, a principal organização europeia do património representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura. Os 29 vencedores de 17 países foram reconhecidos pelas suas realizações notáveis nos domínios da conservação, investigação, serviço dedicado e educação, formação e sensibilização. A reabilitação do Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz encontra-se entre os vencedores deste ano. Os Prémios deste ano dão particular ênfase ao valor acrescentado gerado pelos projetos no âmbito do património, como forma de contribuição para o Ano Europeu do Património Cultural. Os Prémios serão entregues numa cerimónia que terá lugar a 22 de junho, em Berlim, durante a primeira Cimeira Europeia do Património Cultural.

Os cidadãos europeus, bem como o resto do mundo, podem votar online para o Prémio da Escolha do Público, mobilizando assim apoios para os projetos do seu próprio país ou de outro país da Europa.  

Entre as extraordinárias histórias de sucesso premiadas em 2018 estão: a reabilitação de uma igreja bizantina na Grécia – com os seus frescos únicos dos séculos VIII e IX – que foi tornada possível graças a uma cooperação proveitosa entre organizações da Grécia e da Suíça; o desenvolvimento de um novo método de conservação das casas históricas da Europa – resultado de uma parceria entre cinco instituições sedeadas em França, na Itália e na Polónia; a dedicação de uma rede internacional de ONG empenhadas, há mais de 30 anos, na proteção de Veneza; e o estabelecimento de um programa público de caráter educativo que proporciona a crianças e jovens na Finlândia a possibilidade de beneficiarem da sua herança cultural, que pode servir de inspiração para outras iniciativas europeias semelhantes.

“Felicito, calorosamente, os “campeões do património” que foram selecionados como vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2018. Estamos profundamente impressionados com as excecionais competências, criatividade, dedicação e generosidade demonstradas por tantos profissionais, voluntários e apoiantes do património de toda a Europa. São dignos de todos os elogios e merecem o nosso apoio. Os vencedores dos Prémios são a prova viva de que o património cultural é muito mais do que a memória do passado – constitui uma chave para a compreensão do nosso presente e um recurso para o nosso futuro. Devemos, por isso, utilizar o Ano Europeu do Património Cultural para reconhecer o valor do nosso património cultural partilhado para o futuro da Europa!”, afirmou Plácido Domingo, cantor de ópera de renome internacional e presidente da Europa Nostra.

“O património cultural, em todas as suas diferentes formas, é um dos bens mais preciosos da Europa. Cria pontes entre as pessoas e as comunidades, assim como entre o passado e o futuro. É fundamental para a nossa identidade enquanto europeus e tem um papel vital no desenvolvimento económico e social. Felicito os vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra de 2018, assim como as suas equipas, pelo seu excecional e inovador trabalho. É graças ao seu talento e dedicação que vários tesouros do património cultural europeu foram salvaguardados e revitalizados. O seu trabalho permite que pessoas de todas as origens descubram, explorem e tomem conhecimento da riqueza do nosso património cultural, no espírito do Ano Europeu do Património Cultural que estamos a celebrar em 2018”, afirmou Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto. 

Um total de 160 candidaturas, apresentadas por organizações e particulares de mais de 31 países europeus, foram avaliadas por júris de especialistas independentes.

Os vencedores serão homenageados naCerimónia dos Prémios Europeus do Património Cultural,com a participação do Comissário Europeu Tibor Navracsics e por Plácido Domingo, a 22 de junho, no Centro de Congressos de Berlim. Os sete galardoados com o Grande Prémio (cada um dos quais receberá 10 mil euros), bem como o vencedor do Prémio da Escolha do Público, selecionado entre os projetos vencedores deste ano, serão anunciados durante a cerimónia.

A Cerimónia dos Prémios Europeus do Património Cultural tem a honra de contar com a presença do Presidente da República Federal da Alemanha, Dr. Frank-Walter Steinmeier, na qualidade de patrono do Ano Europeu do Património Cultural na Alemanha. À cerimónia assistirão mil pessoas, desde altos funcionários das Instituições da União Europeia e dos Estados-Membros aos principais representantes de organizações relacionadas com o património de toda a Europa.

Os vencedores apresentarão as suas realizações no domínio do património na Feira de Excelênciaque terá lugar no Fórum Allianz em 21 de junho. Terão, igualmente, oportunidade de participar em diversos eventos da Cimeira Europeia do Património Cultural‘Partilhar o Património - Partilhar Valores’ que terá lugar entre 18 e 24 de junho em Berlim. Coorganizado pela Europa Nostra, pelo Comité do Património Cultural Alemão (DNK) e pela Fundação do Património Cultural Prussiano (SPK), a cimeira pretende promover uma ambiciosa Agenda Europeia e Plano de Ação para o Património Cultural, enquanto legado do Ano Europeu do Património Cultural. 

Vencedores 2018
(listados por ordem alfabética de país)

Categoria Conservação
Dr. Barner’s Sanatorium, Braunlage/Harz, ALEMANHA
The Winzerberg: Royal Vineyard at Potsdam-Sanssouci, ALEMANHA
Poul Egede's Mission House, Ilimanaq, Greenland, DINAMARCA
Collaborative Conservation of the Apse Mosaic of the Transfiguration in the Basilica at St. Catherine’s Monastery, Sinai, EGIPTO-GRÉCIA-ITÁLIA
Façade of San Ildefonso College, Alcalá de Henares, ESPANHA
Sorolla’s Sketches of Spain, Valencia, ESPANHA
Byzantine Church of Hagia Kyriaki, Naxos, GRÉCIA
The Botanical Garden of the National Palace of Queluz, Sintra, PORTUGAL
St. Wenceslas Rotunda, Praga, REPÚBLICA CHECA
The Bač Fortress, Bač, SÉRVIA
The Pavilion of Prince Miloš at the Bukovička Spa, Arandjelovac, SÉRVIA

Categoria Investigação
CultLab3D: Automated Scanning Technology for 3D Digitisation, Darmstadt, ALEMANHA
EPICO: European Protocol in Preventive Conservation, coordinated in Versailles, FRANÇA
Textile from Georgia, Tbilisi, GEÓRGIA
Research and Cataloguing of the State Art Collection, Belgrade, SÉRVIA

Categoria Serviço Dedicado ao Património
The Wonders of Bulgaria Campaigners, BULGÁRIA
Private Water Owners of Argual and Tazacorte, Canary Islands, ESPANHA
Mr. Stéphane Bern, FRANÇA
The Hendrick de Keyser Association, HOLANDA
Association of the International Private Committees for the Safeguarding of Venice, ITÁLIA
Mrs. Tone Sinding Steinsvik, NORUEGA

Categoria Educação, Formação e Sensibilização
Ief Postino: Belgium and Italy Connected by Letters, BÉLGICA
The Alka of Sinj Museum, CROÁCIA
Plečnik House, ESLOVÉNIA
Culture Leap: Educational Programme, FINLÂNDIA
National Institute of Cultural Heritage: Educational and Training Programme for Conservators, FRANÇA
GeoCraftNL: Minecraft Heritage Project by GeoFort, HOLANDA
Open Monuments, ITÁLIA
The Rising from Destruction Campaign, coordinated in Rome, ITÁLIA

Foi ainda atribuído um Prémio Europa Nostra a uma excecional realização num país que não integra o Programa Europa Criativa da União Europeia:
Categoria Conservação
Zografyon Greek School, Istanbul, TURQUIA

Sem comentários:

Enviar um comentário