SENTADA NO ESCURO
26 e 27 de janeiro de 2018 às 21:30h no espaço Escola de Mulheres a partir de um texto de António Lobo Antunes pelo Trigo Limpo teatro ACERT.
O mais recente espetáculo do Trigo Limpo teatro ACERT parte de uma série de textos de António Lobo Antunes para uma reflexão sobre a idade, a memória e o que compõe, em cada pessoa, em cada história, aquilo a que chamamos identidade. Sentada no Escuro estreou em Tondela, na casa da ACERT, durante a última edição do FINTA (Festival Internacional de Teatro ACERT), em Novembro do ano passado. Agora, inicia uma digressão que tem em Lisboa uma primeira paragem. Nos próximos dias 26 e 27 de janeiro, na Escola de Mulheres (Clube Estefânea), o Trigo Limpo partilha com o público lisboeta o seu Sentada no Escuro.
Neste espetáculo contamos a história de uma mulher de 78 anos que veio de Faro para Lisboa ainda nova, para ser atriz.
Ali chegará a ter uma carreira, acidentada, até que começa a perder a memória.
De umas brancas que motivam o seu despedimento até um poético e solitário existir interior, há todo um percurso de degenerescência onde as recordações se baralham, criando uma narrativa ficcional substituta da própria realidade.
E é essa a narrativa do espetáculo. O que se passa na cabeça daquela mulher. A maneira como ela vê a fase terminal da sua vida.
Este é o segundo trabalho que o Trigo Limpo teatro ACERT faz a partir de António Lobo Antunes.
Já em 2000 construímos Cadeiras, um cruzamento de partes da sua obra.
Agora voltamos a ele porque estamos certos de que António Lobo Antunes descreve como ninguém personagens fulcrais da nossa portugalidade.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário