Banda Sonora de “Ilha dos Cães”, de Wes Anderson, revelada a 23 de março
Disco é lançado digitalmente no dia 23, em CD a 30 de março e em LP no verão
No próximo dia 23 de março será lançada a banda sonora de “Ilha dos Cães” (“Isle of Dogs” no título original). Escrito, realizado e produzido por Wes Anderson, este filme de animação em stop-motion inclui estrelas como Bryan Cranston, Koyu Rankin, Edward Norton, Bob Balaban, Bill Murray, Jeff Goldblum, Kunichi Nomura, Akira Takayama, Greta Gerwig, Frances McDormand, Akira Ito, Scarlett Johansson, Harvey Keitel, F. Murray Abraham, Yoko Ono, Tilda Swinton, Ken Watanabe, Mari Natsuki, Fisher Stevens, Nijiro Murakami, Liev Schreiber e Courtney B. Vance. A banda sonora inclui música original do compositor Alexandre Desplat, já premiado pela Academia, composições de célebres filmes japoneses como “Seven Samurai” e “Drunken Angel”, o psicadelismo da The West Coast Pop Experimental Band e as eufonias excêntricas da Suater-Finegan Orchestra. A versão em CD será editada a 30 de março, apenas uma semana depois do lançamento digital. A edição em vinil está prevista para este verão.
O filme “Ilha dos Cães” abriu a edição deste ano da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, marcando o regresso do realizador ao festival desde 2014, com “The Grand Budapest Hotel”, e o seu regresso à animação em stop-motion, desde “Fantastic Mr. Fox” (2009). O filme estreia em Portugal a 26 de abril.
O compositor parisiense Alexandre Desplat compôs a banda sonora dos três filmes anteriores de Wes Anderson, “Fantastic Mr. Fox”, “The Grand Budapest Hotel” e “Moonrise Kingdom”, sendo que a última valeu-lhe o Óscar e o Grammy de Melhor Banda Sonora. Recentemente, Desplat foi nomeado para os Óscares com a banda sonora de “The Shape of Water”, com a qual venceu o seu segundo Globo de Ouro.
A banda sonora de “Ilha dos Cães” inclui ainda uma composição de Fumio Hayasaka para o filme “Seven Samurai”, aqui interpretada pela Toho Symphony Orchestra, numa referência à obra de Akira Kurosawa. O disco inclui ainda “Kosame No Oka”, tema central do filme “Drunken Angel”, de Kurosawa, e “Tokyo Shoe Shine Boy”, tema lançado em 1951 pela atriz/cantora Teruko Akatsuki.
A canção “I Won’t Hurt You” surgiu pela primeira vez como um lado B do single de estreia do grupo psicadélico The West Coast Pop Art Experimental Band e agora é incluída nesta banda sonora.
Já a Sauter-Finegan Orchestra foi uma banda de swing americana formada nos anos 1950 que ficou célebre por recorrer a instrumentos não tradicionais nas suas atuações. O seu single de 1952, “Midnight Sleighride”, incorpora flautim, xilofone, triângulo, sinos e cânticos.
Depois de se licenciar na Manhattan School of Music, em flauta jazz e saxofone, o músico e compositor americano Kaoru Watanabe mudou-se para o Japão para aprender a técnica tradicional de percussão taiko. Desde que voltou aos EUA, Watanabe tornou-se um intérprete e professor muito reconhecido, sendo que o seu talento em tocar percussão taiko também se ouve na banda sonora de “Ilha dos Cães”.
Sem comentários:
Enviar um comentário