John Coltrane
“Both Directions at Once”, o álbum perdido, nas lojas a 29 de junho
Disco gravado pelo Classic Quartet de Coltrane contém composições inéditas e temas raros
A 6 de Março de 1963, John Coltrane e o seu Classic Quartet – McCoy Tyner, Jimmy Garrison e Elvin Jones – gravaram todo um álbum de estúdio nos lendários Van Gelder Studios. A música desse disco, que inclui originais nunca ouvidos, será finalmente lançada 55 anos depois. Em poucas palavras, este é o santo graal do jazz. “Both Directions at Once: The Lost Album” será lançado a 29 de Junho.
A primeira semana de março de 1963 foi muito atarefada para John Coltrane. Estava a meio da residência de duas semanas no Birdland e estava a preparar-se para gravar o célebre álbum “John Coltrane and Johnny Hartman”, o que aconteceu a 7 de Março. Mas um dia antes houve uma sessão de gravação que se tornou lendária, até hoje.
A 6 de Março Coltrane e o seu quarteto foram para os Van Gelder Studios e gravaram material suficiente para um álbum, incluindo várias composições originais que nunca foram gravadas noutro lugar. No final do dia, Coltrane deixou os Van Gelder Studios com as gravações na mão, que partilhou com a sua mulher, Naima. Durante 54 anos ninguém voltou a tocar nestas gravações, até que a editora Impulse! abordou a família do músico para poder, finalmente, lançar este álbum perdido. Embora os masters nunca tenham sido encontrados, as gravações que se descobriram estavam em excelentes condições.
Neste álbum encontram-se dois temas originais completamente desconhecidos e nunca ouvidos até hoje. “Untitled Original 11383” e “Untitled Original 11386”, ambos tocados no saxofone soprano. “11383” conta com um solo de contrabaixo com arco de Jimmy Garrison, uma raridade, e “11386” traz uma mudança estrutural significativa para o quarteto, uma vez que eles regressam sempre ao tema principal entre os solos, o que não era comum no repertório do quarteto.
Além destes dois originais desconhecidos, “One Up, One Down” – lançado previamente apenas numa bootleg dos concertos no Birdland – pode agora ser ouvido na sua gravação de estúdio pela primeira e única vez.
“Impressions”, uma das mais célebres e gravadas composições de Coltrane, é aqui tocada em trio, sem piano.
Foi também nesta sessão de estúdio que Coltrane gravou pela primeira vez “Nature Boy”, composição que voltou a gravar em 1965, sendo que as duas versões são bem diferentes entre si, sendo que a que integra esse álbum perdido não tem solos e não tem mais que três minutos de duração. A outra composição não-original do álbum é “Vilia”, da opereta “The Merry Widow” de Franz Lehár. A versão com saxofone soprano que se encontra na Edição Deluxe é a única faixa desta sessão que já tinha sido gravada anteriormente.
“Both Directions at Once: The Lost Album” é um grande acréscimo ao catálogo de Coltrane e uma das descobertas recentes mais importantes para o jazz.
Sem comentários:
Enviar um comentário